Presente em todos os MOBAS, early, mid e late game são as três fases durante toda uma partida, entendendo elas melhor você conseguirá identificar em qual situação seu time se encontra e em qual das fases seu herói consegue ser mais efetivo.

 

Early Game

É a primeira “fase” da partida, compreende entre o momento que você sai da base até cair as primeiras torres, é caracterizada pelo jogo mais individual, onde você estará na sua rota enfrentando outro de uma mesma classe parecida na maioria das vezes.

Heróis com habilidades de alto dano nos primeiros leveis, que não dependem de muitos itens por causa do seu kit de habilidades possuem um early game muito forte, Alguns times profissionais optam em escolher uma composição com vários desses heróis para aplicar o efeito snowball (efeito de conseguir uma vantagem sobre o adversário de modo que ele nao consiga voltar para o jogo e você fique forte cada vez mais)  e terminar o jogo rapidamente, deixando seus adversários muito fracos.

Heróis como Fennik e Thane possuem um early game forte, Fennik por causa do seu alto dano na “marca explosiva” consegue matar facilmente um inimigo nos primeiros leveis e forçar torres, e Thane pelo seu kit de habilidade que possui muito controle de grupo e um regen de vida muito bom da passiva, o que é mortal caso ele consiga pegar o inimigo e levar para o caçador ou seus aliados no começo do jogo.

 

Mid Game

É o momento do jogo no qual as as primeiras torres das rotas já cairam e o players começam a rotacionar o mapa, todos os heróis do jogo devem ter 3 ou 4 itens fechados e as lutas em time são mais frequentes. Ter um early game tranquilo ou bem feito é a chave para um mid bom, se o seu time foi stompado (massacrado) no early game, sua unica solução é tentar um pickoff (pegar um heroi inimigo desprevinido e sozinho) e depois lutar um 4×5 , ou no pior dos casos, recuar para sua base e farmar pra tentar lutar no Late game.

Na maioria das vezes guerreiros tem um ótimo mid game, pois conseguem dar muito dano com suas skill já que os inimigos ainda não fizeram muito armor, e segurar bastante dano, Lu Bu e Skud são um bom exemplo disso. Analise sua composição e aprenda a reconhecer se o seu time possui um mid game forte, tendo esta noção você poderá lutar com mais confiança e conquistar os objetivos de maneira mais limpa.

 

Late game

A ultima fase do jogo, em muitos casos ela não existe porque algum time pode acabar com o jogo antes disso, é caracterizada pelos heróis com 5 itens ou full build (todos itens feitos), e uma teamfight o jogo pode acabar. Quase sempre algumas das torres das bases já vão estar caídas.

Heróis que escalam suas habilidade com itens tem um late game fortíssimo, como por exemplo atiradores que se baseiam em auto-attack (Valhein e Yorn), que podem derreter tanks no final do jogo , tanks que conseguem acumular muita vida e defesa com 6 itens, ou magos que conseguem explodir um inimigo com um combo como (Ignis e Natalya).

 

Conclusão

Compreenda seu herói e a composição do seu time, sabendo em qual momento do jogo ele pode ter mais impacto, tendo isso em mente você pode bolar uma estratégia que encaixe melhor para seu time te levando a vitória. As vezes abdicar de um objetivo global por conta de um early game mais fraco e perigoso que o adversário, pode ser a coisa certa a se fazer, e para o entendimento completo desses quesitos só tendo muita experiência e conhecendo todos os heróis, portanto não desanime e continue a jogar evoluindo.

 

 

 

 

 

Facebook Comments